quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Movie #53 - Restless



Título: Restless (Inquietos)
Realizador: Gus Van Sant
Actores: Mia Wasikowska, Henry Hopper and Ryo Kase
Ano: 2011
Duração: 91 min
Classificação: 4/5


Sinopse:
"Um rapaz cujos pais morreram num acidente de viação e de quem nunca teve oportunidade de se despedir, cria o hábito de ir assistir a funerais de desconhecidos. Num deles encontra uma rapariga com quem acaba por criar amizade. Mas Annabel tem um cancro e a vida a prazo curto. Incitado pelo fantasma de um piloto kamikaze japonês morto durante a II Guerra Mundial, que o acompanha diariamente, Enoch acaba por se envolver de alma e coração com Annabel e tornar os seus últimos dias de vida num acto único de amor."

Opinião:
A morte é um tema que, seja qual for a idade do ser humano, é um fardo difícil de lidar, muitas vezes até pelo modo como ela é encarada. Em Restless, ela é o fio condutor deste romance de Gus Van Sant. Annabel (Mia Wasikowska) e Enoch (Henry Hopper) conhecem-se num funeral e partir daí criam uma relação de amizade e amor profundo; só que Annabel tem um cancro e poucos meses de vida. Até pode parecer um filme depressivo, mas a sensibilidade e delicadeza de Gus Van Sant torna o filme leve e muito para além do romance "trágico".
O casal protagonista tem, desde inicio, uma química genuína e inocente que agarra uma pessoa às suas historias. São retratados um pouco como infantis, mas acho que lhes dá uma carga emocional diferente. Devo admitir que se tivesse visto o filme em casa, sozinha, muito provavelmente tinha ido às lágrimas. O filme é absolutamente fantástico. A própria fotografia é simples, mas bonita. As cores dão uma sensação de calma e de pureza, e criou uma atmosfera melancólica ao longo de todo o filme. Senti algumas semelhanças com o "A Walk to Remember" e se gostaram dele, recomendo-vos, e muito, a verem o "Restless". Mostra que o silêncio diz muito mais que as palavras, a cena final é um exemplo arrepiante disso.

1 comentário:

Todos os comentários, sugestões ou criticas são bem vindos - até mesmo um simples "Olá" - isto, obviamente, se forem construtivas, qualquer comentário que seja ofensivo será recusado. Os comentários serão respondidos no próprio post, maioritariamente.

 



Copyright © 2009 - 2013 Trouble in Paradise Blog. All rights reserved.