segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Livro #8 - Rei Édipo, Sófocles


Título: Rei Édipo
Autor(a): Sófocles
Editora: Edições 70
Páginas: 160
Classificação: 4/5

Sinopse (Goodreads):
"The great masterpiece on which Aristotle based his aesthetic theory of drama in the Poetics and from which Freud derived the Oedipus complex. King Oedipus puts out a sentence on the unknown murderer of his father Laius. By a gradual unfolding of incidents, Oedipus learns that he was the assassin and that Jocasta, his wife, is also his mother."

Opinião:
Toda a gente conhece a história de Édipo, ou, pelo menos, grande parte das pessoas, mas a maioria dessas pessoas nunca leu a obra e nunca se conhece, verdadeiramente, uma historia até a termos lido. Eu era uma dessas pessoas, e talvez continuaria a ser, caso não tivesse que o ler para uma cadeira na faculdade. Sempre tive curiosidade para conhecer a história mais a fundo, com a leitura da obra, mas nunca tinha chegado a vias de facto. Gostei imenso. Gostei bastante de ver toda a envolvência da história, as voltas e contra voltas do destino profetizado pelos oráculos. Toda a história se desenvolveu em torno da profecia de que o filho de Laio e Jocasta mataria o pai e se casaria com a mãe. Então decidem matar o filho e impossibilitar a realização da profecia, mas Édipo é entregue a um pastor que o leva para Corinto onde ele é adoptado pelo Rei e cresce pensando que é seu filho de sangue. Depois de conhecer a profecia, foge para evitar que a tal profecia se realize e, tragicamente, acaba por a concretizar verdadeiramente.
Concordo com uma coisa que o meu professor de Cultura Classica disse acerca desta obra, ela é facilmente lida como um Romance Policial e Édipo encarna todas as personagens, desde o culpado, o investigador, o juiz e o próprio carrasco. É uma obra extraordinária digna de ser lida por todos. Uma obra obrigatória.

1 comentário:

  1. E pronto, se já tinha enorme vontade de ler, depois desta revisão...

    Ainda bem que se confirmam as minhas suspeitas e o livro vale mesmo a pena ser lido.

    Aqui fica o meu agradecimento pela crítica :)

    ResponderEliminar

Todos os comentários, sugestões ou criticas são bem vindos - até mesmo um simples "Olá" - isto, obviamente, se forem construtivas, qualquer comentário que seja ofensivo será recusado. Os comentários serão respondidos no próprio post, maioritariamente.

 



Copyright © 2009 - 2013 Trouble in Paradise Blog. All rights reserved.